Nas 2 primeiras semanas, gastei uma pequena fortuna pq estava hospedada no albergue e, por isso, comia fora em todas as refeições. Eles disponibilizavam cozinha pros hóspedes, mas eu não me motivava muito a cozinhar lá - devo ter usado ela umas 2x só.
O albergue que fiquei - http://www.wombats-hostels.com/ - é com certeza o melhor que já fui. Limpo, organizado, bem localizado, não tive nenhum problema. E o preço não é dos piores também: 18 Euros por dia de semana, e, nos finais de semana, custa 23 Euros a diária. Eles dão a opção de um buffet de café da manhã por 3,70 Euros, não é ruim, mas eu achava caro demais - pra quem quer economizar, vale mais a pena passar num mercadinho ou numa Spätkauf pra comprar um iogurte e um suco (ou seja lá a combinação que for), que dá pra gastar menos.
Uma coisa que se vê muito por aqui são lojas oferecendo Coffee (ou Kaffee) To Go, que é, como o nome indica, um café pra levar. Em geral é um absurdo de caro: em torno de 2 Euros, se for converter pra Real, a pessoa tem um ataque do coração na hora. E o café não é tudo isso, não chega a ser ruim, mas, pelo preço, era de se esperar mais. A vantagem deles é que as pessoas são viciadas em café (inclusive eu), então todo mundo compra uma hora ou outra.
As refeições principais se consegue arranjar tranquilamente por 6 Euros (sem bebida). Existem opções mais baratas, mas não é tão fácil de achar. Uma opção interessante são os Donners (vulgo sanduíche grego), que saem, normalmente, por menos de 3 Euros. Se encontra isso por toda parte, junto com outras opções da culinária turca. Por falar nisso, o que mais tem aqui são restaurantes de comida estrangeira, restaurante alemão que é bom eu quase não vi (e ainda não provei).
Outra opção boa são as pizzas, custam em geral 5 Euros e eu diria que equivalem a uma pizza congelada de supermercado do Brasil, em termos de quantidade. Não são tão boas e nem tão recheadas quanto nas pizzarias brasileiras, mas tá valendo.
Uma coisa boa, tanto pro bolso quanto pra saúde da população, é que aqui dá pra tomar a água da torneira. Então, basta comprar uma garrafinha e se tem água eterna pra viagem. Mas se a pessoa quiser tomar refri, suco e outras delícias líquidas, sugiro comprar sempre no super mercado, caso se tenha uma geladeira disponível (raríssimo ter algo gelado nesses estabelecimentos). A opção mais fácil pros viajantes é comprar nas Spätkauf, mas, pra se ter uma ideia, às vezes uma garrafa d'água sai por 1,50 nesses lugares, enquanto no super sai por menos de 0,50. E isso vale pra tudo que vendem nas Spätkauf...
Agora, tendo meu próprio canto e podendo fazer minhas próprias refeições, tô economizando bastante. No super, até onde eu consegui comparar, os preços não são muito diferentes do Brasil. Até o momento, tô gastando em torno de 30 Euros por semana em super mercado. De vez em quando faço alguma refeição fora, mas são bem poucas. Pra mim, que sempre odiei cozinhar, é um belo avanço. Tá certo que as refeições ainda não são uma maravilha e eu tenho dificuldade com os produtos daqui, em geral eles têm um gosto meio diferente e às vezes eu demoro séculos pra descobrir o que é o que.
Aí vão alguns preços aleatórios que consigo me lembrar (todos em Euro):
Uva: 2,99 kg
Maçã: 2,99 kg
Kiwi: 0,40 a unidade
Cenoura: 2,algo kg (frutas e verduras são bem caras aqui)
Nutella: 1,80
Ice tea: 0,80 1,5l
Suco: 0,80 1l
Pão de sanduíche: 0,50 saco igual ao que tem no brasil
Massa (vulgo macarrão): 0,60 500g
Molho de tomate: 0,80
Queijo: em torno de 5 Euros o quilo
Bom, por enquanto a parte de preços fica por aqui. Em outros posts vou tentar lembrar o preço de outras coisas, fora comida...